terça-feira, 29 de abril de 2014

FATORES DETERMINANTES DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR – QUESTÕES CULTURAIS

A Dimensão Indígena No Contexto Do Ensino Superior
INTRODUÇÃO
A construção do conhecimento constitui possivelmente o maior patrimônio de uma nação; o conhecimento formado nas bases sócioculturais, não apenas identificam o indivíduo, mas igualmente lhe conferem o pertencimento a um grupo social, lhe conferem identidade, neste sentido procuramos desenvolver este artigo baseado na visão sociocultural da integração curricular, usamos como recorte a dimensão indígena, posto haver um projeto de implementação da universidade das culturas indígenas já para 2015 no Brasil.
Ainda que os fatores determinantes da organização curricular se entrelacem, objetivando atender a propostas comuns, público alvo, sociedade em que a IES está inserida, quem são os agentes do desenvolvimento, etc.  tal organização e eleição não é espontânea, é construída, baseada num planejamento, na organização e trabalho coletivos.
O PROFESSOR E  A LEI 11.645/08 E A FACULDADE DAS CULTURAS INDÍGENAS
O Brasil costuma reconhecer-se pela cordialidade, de fato criamos um mito do homem cordial; mas quando ponderamos sobre as diversas culturas que contribuíram para a formação do povo brasileiro nos obrigamos a repensarmos tal conceito.
Numa sociedade em que tudo é mercantilizado; rendemo-nos ao processo globalizado de comercialização massiva de valores culturais e tornamo-nos exterminadores de culturas divergentes, expropriamos ao longo dos séculos duas matrizes de nossa base sóciocultural, a africana e a indígena, e submetemos estas minorias étnicas a  processos históricos de desqualificação e exclusão.
A lei 11.645 de 2008 que torna obrigatória nas escolas brasileiras de ensino fundamental e médio, públicas ou particulares a temática indígena, nos apresentou um problema de construção curricular;  como trabalhar a temática indígena em sala de aula se ao longo da História comportamo-nos como genocídas? Historicamente nos ocupamos em criar modelos excludentes deste grupo, desqualificamos seus valores, crenças, rejeitamos seus idiomas e dialetos, ao ponto de existir na atualidade grupo indígenas que desconhecem completamente seu idioma original, e quando se perde a própria língua começamos a perder conceitos fundamentais de pertencimento.
Como construir, então um currículo acadêmico que prepare o profissional docente para esta realidade, um currículo que recupere os valores culturais indígenas se de fato não sabemos nem ao certo quantos são?
Em termos absolutos temos menos indígenas que o Chile, ou a Argentina, porém com uma diversidade cultural imensa, fala-se no Brasil em cerca de 300 ou mais etnias. Porque a história dos indígenas do Brasil não se encontra nos livros?
Trabalhar a formação do profissional docente a partir de valores éticos em relação à diversidade étnica no Brasil, atuar com a alteridade entender que o “outro” está mormente vinculado ao “nós”, à nostridade, traduz o almejado diálogo acadêmico, torna o desafio, não apenas no tocante às escolas indígenas, mas igualmente na inclusão das disciplinas relacionadas ao tema enormes a começar pela própria diversidade étnica; à exemplo dos portugueses de mais de quinhentos anos atrás, é comum rotularmos quaisquer ameríndios como membros de uma mesma etnia e detentores do mesmo patrimônio cultural, da mesma estrutura social ou base linguística, quando na verdade não o são.
A mesma diversidade étnica cultural que causou a confusão em Caminha nas suas cartas descrevendo à coroa os povos da costa do descobrimento como tupi, posteriormente verificado como Aimorés,  Tupiniquins, Tupinambás, Pataxós, etc.
A construção e a utilização do conhecimento compreendem um desafio para os profissionais ligados á gestão escolar, trabalhar o conhecimento acadêmico e as experiências de cada grupo, de forma dialética, respeitando as diferenças e vendo nisso um diferencial positivo, (aprendemos mais, não “apesar de sermos diferentes”, mas “porque somos diferentes”).
Na área de estudos étnicos indígenas ainda encontramos muitos profissionais dispersos em meio à organização acadêmica regional, ou local, não se pode usar o modelo de ensino aprendizagem aplicado nas reservas urbanas do sul da Bahia, em são Paulo, ou desta no interior de Rondônia, as dimensões e as diferenças econômicas, linguísticas, de crenças, morais, socioculturais entre os povos inviabiliza qualquer projeto de padronização, mas é possível balizarmos alguns pontos em comum.
Quando fomentamos a produção local de artigos, de pesquisa, de literaturas, estamos  - independente do grupo étnico -  trabalhando conceitos de organização curricular baseada nos valores culturais.
Trazer o mito de origem, os contos e narrativas para o meio acadêmico na produção de materiais que atendam a um currículo integrado, onde as disciplinas conversem como História, Geografia, Artes, Antropologia, Sociologia e Literatura, por exemplo, alicerçará o levantamento e o planejamento, processos internos das escolas voltadas às características singulares.
E ainda que constitua a fase inicial, este levantamento ou planejamento não se basta, a gestão do conhecimento envolve,  além do gerenciamento do processo de criação de conhecimento dentro da IES, segundo nos conceitua Zabot e Silva (2002,p. 71),  “a capacidade de disseminar tal conhecimento de incorporá-lo ao sistema”.
É necessário trabalharmos igualmente a sociedade, de modo garantir a operacionalização do processo formativo dos profissionais de ensino, neste sentido o Ministério da Cultura tem a pretensão de criar, em 2015  uma rede universitária que contemple os conhecimentos produzidos pelos índios brasileiros, objetivando o reavivamento cultural e correção histórica desta matriz; usando como molde os parâmetros EAD (ensino a distância).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Numa rara demonstração de “via de mão dupla” no conhecimento a proposta é trazer para os bancos acadêmicos os saberes indígenas, trabalhando a formação de profissionais de todas as áreas, e não apenas os docentes, a partir da dimensão de tais conhecimentos, do reconhecimento dos valores culturais, da estrutura social e de todo o arcabouço intelectual dos ameríndios brasileiros, corrigindo desta forma o atual modelo de escolarização, em que impomos nossa “escola de branco”, etnocêntrica, positivista dentro do seio das reservas.
Novos conhecimentos certamente hão de advir desta reconfiguração de algumas IES,  do acréscimo e da categorização do universo de saberes indígenas ao relacionamento do processo de aprendizagem.
O levantamento e diagramação destes conhecimentos na forma de manuais, documentos, resgate de histórias orais cria a oportunidade de compartilharmos tal conhecimento formando então a educação integral, pavimentada não na ótica mercantil ou na ideologia de alguns professores, gestores ou coordenadores, mas através de uma discussão coletiva que envolva toda a sociedade.
REFERÊNCIAS
BRASIL, S.E.E.F. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Apresentação dos Temas Transversais - Secretaria da Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 05/10/1988.
BRASIL. Lei 10.639/03, de 09 de janeiro de 2003.
BRASIL. Lei 11.645/08. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-brasileira e Indígena".
BRASIL. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Câmara dos Deputados, Brasília/DF, 1996.
BRASIL, Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial. Ministério da Educação-MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília/DF, 2005
CARVALHO, Rosângela Tenório.  de  Interculturalidade objeto de saber no campo curricular da Educação de Jovens e Adultos, UFPE,  disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt18/t189.pdf, acessado em 12/04/2014.
GEERTZ, Clifford. O Saber Local 2010 in A interpretação das culturas  - l.ed., IS.reimpr. - Rio de Janeiro : LTC, 2008.
SILVA, A. L; FERREIRA, M. K. L. (Org.). Antropologia, História e Educação. 2.ed. Global: São Paulo, 2000.
ZABOT, J. B. M.; SILVA, L. C. M. da. Gestão do conhecimento: aprendizagem e tecnologia construindo a inteligência coletiva. São Paulo: Atlas, 2002

terça-feira, 22 de abril de 2014

O CONTURBADO INÍCIO DO SÉCULO XX

Com os acúmulos primitivos durante o Mercantilismo e a fácil exploração de carvão mineral, ofereceu a Inglaterra no final do século XVIII “combustível” para ser a primeira região do globo a se industrializar. Com a revolução industrial em pleno vapor, a Inglaterra torna-se a grande potência do século XIX expandindo seu comercio por todos os continentes, com ajuda de sua grande frota naval, ela introduziu uma “nova fase” ao colonialismo.
O fim do Mercantilismo além de trazer grandes mudanças para as colônias e para os países recém-independentes é marcado pela introdução do capitalismo, desta forma a Inglaterra é a pioneira na revolução industrial e o berço do capitalismo, o poder da Inglaterra durante os séculos XVIII e XIX foi evidente, mas com tantos avanços tecnológicos em outros países, a Inglaterra entra em declínio no século XX, isso sendo marcado pela perca das colônias da América e a ascensão dos Estados Unidos, e nas produções estagnadas junto com os equipamentos obsoletos.
Como pioneira na industrialização a Inglaterra paga o preço de amadurecer muito cedo, pois por volta da metade do século XIX, ela já tinha alcançado todos os estágios de industrialização. E países como Estados Unidos, França e Alemanha já se lançaram na maturidade que a Inglaterra demorou 80 anos, pois estes países aproveitaram todos os avanços tecnológicos da Inglaterra para pular etapas da industrialização. Tanto que logo nas primeiras décadas com século XX a Alemanha e Estados Unidos já haviam ultrapassado a Inglaterra em produção industrial bruta.
O inicio do século XX foi realmente bastante conturbado além da Inglaterra vim a perder espaço para novas potências econômicas. A Primeira Guerra Mundial é vista como o grande acontecimento do século XX, pois põem fim a uma época sem conflitos na Europa (1871 a 1914) este período é marcado pelo grande momento da burguesia graças ao crescimento do capitalismo imperialista junto à exploração dos proletariados.
Os motivos para a Primeira Guerra Mundial podem ser listados de duas maneiras que sãos os acontecimentos gerais e específicos.
Os acontecimentos gerais é a concorrência entre os países industrializados, pelos mercados internacionais, sendo umas das maiores disputas entre a Inglaterra e Alemanha que já não conseguiam exportar todos seus produtos. O atrito entre as grandes potências devido às colônias africanas, com atraso da Alemanha, Itália e do Japão em praticar o neocolonialismo restaram poucas colônias paras estes países. O espírito nacionalista que atingiu os países europeus, e os governos utilizaram desta ideologia para convocar a população.
Por outro lado os acontecimentos específicos complementaram a causa. A França tinha dificuldade em aceitar a perda da região Alsácia-Lorena para a Alemanha. A Itália cuja unificação política ocorreu no século XIX, ansiava incorporar em seu território as cidades de Trento e Trieste que pertencia a Áustria e Hungria. O reino da Servia tinha a intenção de anexar Montenegro e as regiões da Bósnia-Herzegovina, Croácia e Eslovênia que pertenciam ao Império Austro-Húngaro. As pretensões da Servia eram respaldadas pela Rússia, que deseja consolidar sua influencia nos Bálcãs para ter acesso ao mar do mediterrâneo. O decadente Império da Turquia sofria duplas pressões, a Rússia pretendia os estreitos de Bósforo e Dardanelos, já a Grã-Bretanha que deseja liberar as populações árabes do domínio turco a fim de explorar petróleo no Oriente Médio, fazendo com que o Império Turco buscar apoio da Alemanha tanto militar quanto técnico.
Podemos dizer de modo geral que o inicio da Primeira Guerra Mundial, se deu pelo enfraquecimento do Império Otomano em 1912. Pois entre 1912 a 1913 ele perdeu grandes proporções de terras, à Servia que com isto anexa boa parte do Império Otomano, regiões que teve mais perda foi da Grécia e Bulgária, este foi os primeiros passos do projeto de Grande Servia.
O estopim para o conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, em uma vista a Sarajevo. O assassino era um jovem que integrava um grupo Sérvio conhecido como mão negra, contraditória as influencia Áustria-Hungria na região dos Bálcãs. O Império Austro-Húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Servia em relação ao crime e declarou guerra a Servia em julho de 1914.
Isso fez que com que a Rússia colocasse suas tropas em alerta. A Alemanha faz o mesmo e declara guerra a Rússia sendo imitada pelo governo Austro-Húngaro. França e Grã-Bretanha, surpreendidos com a rapidez dos acontecimentos não se moverão. Mas a Alemanha que estava de campanha desde 1911 declarou guerra à França e logo em seguida o governo britânico declarou guerra à Alemanha. Em poucos dias os conflitos balcânicos tinha tomando proporções em toda a Europa.
Os países europeus havia desde o final do século XIX, feito alianças políticas e militares e com o caminhar dos conflitos estas alianças continuaram. As duas alianças eram a Tríplice Aliança fundada em 1822 pela Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha. A Itália que entrou na guerra somente em 1915 e passou a integrar o lado oposto com o objetivo de se apropriar de novas colônias africanas. E a outra aliança denominada Tríplice Entente constituída em 1907, formada por França, Rússia e Grã-Bretanha, esta que o Brasil apoia, a participação brasileira é marcada por envio aos compôs de batalha enfermeiros e médicos.
Em 1917 com a entrada dos Estados Unidos na guerra ao lado da Tríplice Entente, uma vez que os Estados Unidos tinham acordos comerciais com a França e Inglaterra. Em 1918 termina os conflitos, as forças americanas, francesas e inglesas dão um ataque definitivo, Turquia, Áustria e Bulgária rendem-se.
Os bolcheviques haviam assinado o tratado de paz por parte da Rússia. A Alemanha encontrava-se com diversos problemas internos, a fome e saúde precária de sua população, o país caminha para uma revolução social. Com a renúncia de Kaiser, exigida pelos Estados Unidos um conselho socialista negociava se render.
Em 28 de julho de 1919, é assinado o Tratado de Versalhes pondo fim à Guerra oficialmente. Este tratado é um conjunto de decisões tomadas pelos países vencedores. Liderado pelos Estados Unidos, França e Inglaterra, entre os tratados destaca-se os que se referem a Alemanha, que são:
· Alemanha é considerada a única responsável pela guerra.
· Foram perdidas todas as colônias, e vários territórios europeus redistribuídos, como a região Alsácia-Lorena, o corredor polonês.
· Entregar boa parte de seus navios mercantes.
· Para indenização em dinheiros aos vencedores.
· Reduzir o poder militar.
O Estado Soviético, no inicio do século XX os czares entraram em conflito com o Japão, uma vez que almejavam expandir seu Império ao sudeste asiático. O abismo envolvendo ricos e pobres e os horrores da guerra promoveram grande revolta em 1905
em São Petersburgo. As classes trabalhadoras, pessoas comuns e soldados, reuniam-se
em assembleias a fim de exigir melhores condições de vida.
As assembleias ganharam o nome de “Sovietes”, que em russo é conselhos. Desta assembleia foi eleito presidente, o jovem Leon Trotsky membro do Partido Operário Social Democrata Russo (POSDR), de ideologia marxista, cujo se dividia em duas alas: a bolchevique maioria liderada por Lênin e a Menchevique minoria.
Trotsky que tinha suas próprias ideias, não se alinhava com nenhuma das alas, mas fazia dura oposição a Lênin por isso era visto como Menchevique. Esta revolução de 1905 foi esmagada pela policia, o POSDR como era clandestino foi duramente perseguido. Aonde grande parte de seus militantes foram presos, torturados e assassinados. Os militantes que conseguiram escapar ficaram exilados. Lênin e Trotsky, um de cada lado passaram a centralizar a luta.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a situação da Rússia ficou ainda mais grave, com ela foi duramente atacada pelo exercito germânico, a fome, a miséria, epidemias e violência se espalhou de uma maneira incontrolável por todo o território russo, havia crise até de abastecimento alimentar. Até mesmo as tropas de czar Nicolau I, formada por grande parte de camponeses pobres, forma profundamente desmoralizadas.
Desta forma o regime czarista encontrava-se debilitado, e em março de 1917, o czar foi derrubado. Em uma das greves em São Petersburgo, Nicolau II faz uma de suas ultimas decisões que foi mandar seu exercito abrir fogo, a fim de conter a multidão, porem essa escolha foi bastante desastrosa, pois parte de seu exercito sobre tudo os soldados, vieram a apoiar à revolta. O conjunto de forças políticas de oposição formadas por liberais burgueses e socialistas depuseram o czar Nicolau II, dando inicio a revolução russa.
Em abril de 1917, Lênin encontrava-se de volta a Rússia, e assume o poder com ajuda de Trotsky, que havia tomado Bolchevique, em suas primeiras atitudes Lênin decretou confisco de grades propriedades em nome do Estado, e proclamou o monopólio estatal, do sistema financeiro. Neste momento estava começando o primeiro Estado Socialista, e com á vitória do partido Bolchevique, em 1918 passou a ser chamado de Partido Comunista.
Em 1918 começa a guerra civil da Rússia, tendo um lado o exercito Branco representando os interesses do antigo regime, e o exercito vermelho representando o novo. A guerra civil dura até 1921, com vitória do exercito vermelho. E com a morte de
Lênin, em 1924, Josef Stalin assume o poder e a condição de ditador. Stalin expulsa Trotsky do PCUS em 1927 e da União Soviética em 1929. Trotsky ficou exilado no México mais em 1940 foi assassinado. Josef Stalin que ficou a frente da União Soviética de 1924-53, e este momento é marcado pelo processo de expansão industrial e grande repressão ao s opositores. Era perceptível o nascimento de uma grande potência.
Enfim, os primeiros 25 anos do século XX foram de grandes mudanças, tanto no campo político-econômico quanto no geográfico, a Inglaterra foi durante um longo período o principal país do mundo, principalmente devido sua industrialização. Porém outros países como Estados Unidos e Alemanha, também investiram em suas produções, concorrendo com os mercados ingleses.
A Primeira Guerra Mundial deixou todos os países da Europa em crise, devido os investimentos em produtos bélicos, mas sem duvida o país que mais sofreu foi a Alemanha com as obrigações do tratado de Versalhes.
A Rússia que também passou por grandes problemas devido a Guerra Mundial e sua Revolução interna termina a primeira metade do século como grande potência mundial e pioneira do socialismo.
Com a primeira guerra mundial o mundo conheceu o assustador poder estadunidense, que entrou para fazer a diferença no lado da tríplice entente. Com o fim da guerra os Estados Unidos encabeçaram o tratado de Versalhes que é tido como o causador da segunda guerra.
Com as regras impostas sobre os alemães já citadas acima, o tratado de Versalhes gerou um grande sentimento de revanche entre os alemães. A ascensão dos países do eixo (Itália, Alemanha e União Soviética) mais a crise do capitalismo deixavam em alerta as grandes potencias da época (E.U.A, França e Inglaterra). Esta crise capitalista alavancou ainda mais o contingente que passou a aderir ao movimento Fascista da Itália (Benito Mussolini) e para a ascensão do Nazismo de Adolf Hitler que após tomar várias medidas, reergueu a Alemanha fazendo com que em 1940 estivesse em condições de chamar o mundo novamente para uma guerra total.
Os países do eixo atacavam ferozmente, o Japão faz um ataque violento a base naval de Pearl Harbor, no Hawai em 1941. Em 1942 os americanos respondem derrotando-os na batalha naval de Midway em 1942.
Em 1944, ocorrera o célebre Dia D, quando tropas anglo-americanas-canadenses desembarcaram na Normandia. Após uma das mais brilhantes operações de guerra feita pelos aliados, o exercito alemão perdeu forças e aos poucos iam sendo derrotadas em diversos locais até que se rendem definitivamente em Maio de 1945. Porém o Japão não atendeu ao ultimado de rendição fazendo com que o presidente norte-americano Truman tomasse a decisão mais criticada do século XX ao ordenar o ataque nuclear com duas bombas. Uma atingindo Hiroshima no dia 6 de agosto e a segunda em Nagasaki no dia 9, causando milhares de mortes e devastação total das áreas atingidas.
Segundo fontes oficiais a segunda guerra mundial deixou um saldo entre 40 a 60 milhões de mortos, mais da metade eram civis.
Para muitos historiadores a medida tomada pelo presidente Truman de lançar duas bombas nucleares nas cidades de Hiroshima e Nagazaqui foi desnecessária, pois o Japão não suportaria por muito tempo mais a guerra, fazendo com que logo se rendessem. Para os historiadores o que o presidente quis fazer foi intimidar e assustar principalmente a URSS com seu poder bélico. Após o fim da Segunda guerra mundial, mais um conselho foi convocado com o intuito de reorganizar o mundo novamente, porem o mundo se dividiu em dois blocos com modelos econômicos distintos. De um lado tínhamos o modelo capitalista liderado pelos E.U.A. De outro lado tínhamos a U.R.S.S liderando o modelo socialista. O mundo estava dividido entre estes dois modelos econômicos e prosseguiu assim até 1990 com o fim da guerra fria.
A guerra fria foi marcada pelo conflito ideológico entre ambos os modelos vigentes naquele momento e perdurou por mais de 40 anos sem que houvesse uma luta armada entre as duas super-potencias.
A disputa entre os dois blocos econômicos pela hegemonia planetária provocaria conflitos por todo o mundo e uma desenfreada corrida armamentista fazendo com que o modelo socialista viesse a falência.

Bibliografia
MORAES, Marcos Antonio de. Geopolíticas: apocalipse do século XX, editora átomo, 2006


segunda-feira, 21 de abril de 2014

GABRIEL GARCIA MARQUEZ - ETERNO EM SEUS CEM ANOS DE SOLIDÃO - CRÔNICA

Li Cem anos de solidão em 1981,em São Paulo, então aluna da Escola de Comércio Álvares Penteado, nos poucos anos em que lá fiquei até concluir o curso e dar outro rumo à minha vida.  Para mim, eram serões de leitura, à luz da escrivaninha, abandonando o mundo irreal e mergulhando numa viagem real. Neste clima de "A cidade e os cães", o primeiro romance de Vargas Llosa, justamente sobre um internato militar, que eu li Cem anos de solidão.

Foi uma leitura tão forte e impressionante que ia muito além da literatura. Naquele momento, não era apenas um romance original; era uma espécie de Bíblia da cultura política e poética latino-americana. Seu lançamento, no fim dos anos 1960, representou um dos raros momentos em que havia no mundo uma ativa “esquerda poética” – em que um projeto político parecia conter necessariamente um ideário estético. Muito da irresistível atração que a obra-prima de García Márquez exerceu no mundo se deve ao seu inseparável subentendido político, no exato momento em que os ideais racionalizantes do Ocidente iluminista, vistos como disfarce de sua alma cruel capitalista, explodiam todos.

É uma combinação perigosa; na vida real, sempre que a estética invade o mundo político, o resultado é trágico, como nos desfiles militares do poder triunfante, ou nos fuzilamentos tocados a poesia. Um suave irracionalismo varria as almas; o chamado “realismo mágico” parecia ser a resposta a um tempo estética, política e existencial a uma realidade insuportável, o eterno martírio latino-americano. Neste panorama, caudilhos – como os Buendía de Cem anos de solidão – podem ser figuras míticas e redentoras; é a realidade que é fantástica, não a ficção, como diria o próprio García Márquez, fiel amigo de Fidel Castro, o símbolo maior da revolução daqueles tempos. Hoje, ironicamente, Fidel vive o mesmo “outono do patriarca” espelhado no melancólico romance que Márquez escreveu em resposta justamente a Pinochet, seu arqui-inimigo.

Mas a essência literária de Gabriel García Márquez nunca foi, de fato, política – foi trágica. Ele herdou do escritor americano William Faulkner, de quem recebeu importante influência formal, a vertente bíblica, do Velho Testamento, da inexorabilidade do Destino, vinculando-o às tragédias pessoais ou à condenação eterna de linhagens e estirpes – no seu universo, o mundo é sempre maior que as pessoas. Literariamente, sua Crônica de uma morte anunciada, uma novela perfeita, é a obra-prima que sintetiza sua visão de mundo, no plano do indivíduo; e Cem anos de solidão, sua Cosmogonia poética, a mais densa e multifacetada representação ficcional da tragédia da América Latina.

sábado, 19 de abril de 2014

ÍNDIOS NO BRASIL COLONIAL E SUAS POLÍTICAS

Com o “descobrimento” do território brasileiro, Portugal utiliza basicamente as mesmas políticas de colonização e exploração usadas na África e Ásia. Que na realidade seus projetos com essa terra recém “descoberta” era de explorar os recursos e abastecer o mercado europeu, pois muitos dos produtos encontrados aqui já se encontravam em escassez no velho continente. Porém isso não aconteceu de forma pacifica, pois o território já encontrava se habitado.
Para que a Coroa portuguesa conseguisse explorar os recursos, houve políticas para “desapropriação” dos índios, aonde o europeu se colocou superior aos povos americanos. Com isto houve inúmeras manobras entre elas, mandou para o Brasil muitos de seus gestores que já trabalhavam em outras partes do mundo estes sempre ligados aos interesses da burguesia mercantil.
Com o interesse português declarado sobre o Brasil, Portugal além de defender estas terras, se julgou responsável por civilizar os índios, (a história nos mostra o que acontece quando um povo se coloca superior ao outro, fazendo destes povos seus próprios súditos). Como foi ensinado a nos as terras “descobertas” seriam dividias de acordo com o tratado de Tordesilhas, firmando entre Portugal e Espanha com a intermediação do Para. Porém houve outros acordos para dar a veracidades das terras “descobertas” e seus respectivos “donos”. E desde o inicio o processo de colonização no Brasil foi marcado pela crueldade usada parte dos portugueses.
A opinião publica da Europa pouco fez a respeito da forma que os índios foram tratados, pois estavam alienados pelos discursos da Igreja e da Coroa. Já que os indígenas eram vistos como selvagens, “almas perdidas”, desta forma eles se auto julgaram os responsáveis por levar os índios a “Deus”, os purificando de todos os pecados.
O grande número de armas usadas pelos portugueses é justificado por ser fundamental na catequização indígenas, usurpando disto para práticas guerra e massacre contra os índios. Praticas essas muito comuns durante todo o período colonial, não só no Brasil, mas em toda a América do Sul. Ouve muita resistência por parte dos índios, mas não foram este os únicos motivos do grande número de mortes indígenas, pois as doenças vindas da Europa foram letais para os índios, uma vez que os corpos dos índios não detinham de anticorpos de doenças simples como a gripe.
Fato é que em geral, os povos indígenas nunca concordaram com a forma que eram tratados, os índios sempre viveram em “liberdade”, e após a chegada dos europeus, se viram obrigados a obedecer as hierarquias da Coroa, a religiosidades o trabalho forçado, estes elementos não fazem parte da cultura indígena. Mas os europeus quiseram impor a cultura ocidental. Por isto que eu não concordo com o termo “choque-cultural”, pois acredito que isto na realidade não aconteceu, o que realmente aconteceu foi à imposição de uma cultura sobre a outra. Para que isto acontecesse Portugal usou da força, matando e escravizando milhares de índios que não concordaram com as praticas. Hipotético pensar que a Coroa portuguesa era responsável de professar a fé cristã e ser conviveste a muitos absurdos, não da para olhar para os fatos e não condenar as atitudes dos europeus e da Igreja.
Na grande parte os responsáveis em cuidar dos interesses da Coroa eram pessoas religiosas aptas a obedecer à doutrina em vigor. Tanto que ainda no período colonial foi criada uma lei que defendia os indígenas, porém a Coroa portuguesa entendia que a força era indispensável para se impor, desta forma suas medidas eram sempre em desfavor aos índios.
Que diversas leis e recomendações a respeito dos índios as longo dos 300 anos de colonização, mas em forma geral estas leis, todavia deram privilégios a Coroa, ou aos seus representantes, os índios sempre ficaram a mercê. Cabe colocar aqui que as Cartas Régias e alvarás dados aos governantes, eram feitos sobre o consentimento de explorar o máximo de recursos do Brasil, e que as leis demoravam cerca de seis meses para chegar ao Brasil, então muitas das vezes já estavam defasadas ou o governo local já havia resolvido o problema.
Outro fato importante é que a Coroa e a Igreja sempre estava juntas, salve alguns momentos em que os interesses eram diferentes. Mas de modo geral os dois sempre estavam juntos, tanto que o território era considerado português, e o responsável em levar a catequese aos índios era as “missões” da Igreja. Só esclarecendo que a força, as penas e a escravidão eram feitas sobre ordem ou consentimento de Portugal e que a Igreja sempre foi omissa. Os jesuítas tiveram um papel importante na defesa dos índios, pois entendo que eles realmente estavam a serviço do “bem”, e muitos jesuítas vieram para o Brasil com o ideal de cria um novo povo, uma nação pura, longe de todas as maldades existentes na Europa, tirando este tipo de exceção a Igreja e Coroa, estão unidas tanto que foi feito um pacto entes as duas partes chamado de Padroado, local onde as duas ordens eram regidas de uma única forma, e os índios viam a Igreja e o Estado, em uma só instituição tanto que eles vinham às duas partes muitas vezes agir de maneira igual.
Vale ressaltar que a Coroa portuguesa não viveu o tempo todo em harmonia com a Igreja tanto que somente após 1755, a Igreja não podia mais intervim nas aldeias indígenas, momento que combinou com a expulsão dos jesuítas, por exemplo. Vejo que isto foi mais uma manobra da Coroa para a dizimação indígena, pois havia boas práticas em defesa dos índios feitas pelos jesuítas. E convenha neste momento a Igreja já não era tão influente na política com no inicio da colonização.
Na prática, os índios foi um alvo de disputas entes português e os religiosos, os dois sempre discutiam a melhor forma de civilizar os índios, os religiosos defendiam o trabalho comunitário, feito em conjunto de todos os índios, já os português queriam eles para trabalhar nas fazendas, órgãos públicos, engenhos e tantas outras formas de trabalhos. Não houve um projeto real visando os índios, os projetos sempre esbarraram nos interesses de particulares. Irônico que queriam civilizar e torná-los cristãs, mas nunca foi perguntado se o índio queria isto para ele, na verdade até hoje isto não é levado em conta.
Outros interessados nos índios eram os colonos que viam os índios como uma mão de obra escrava e necessária, também para fazer a segurança e entre outros serviços. Apesar de responsabilidade de Coroa promover a paz, mas quando os índios eram visto como uma alternativa para este serviço, a coroa tentava se posicionar de maneira mais neutra possível, talvez por esta atitude da Coroa, houve tantas divergências entre colonos e ordens religiosas principalmente os jesuítas. E por pressão dos colonos é que os jesuítas foram expulsões de varias regiões, desta forma os colonos puderam escraviza e vender os índios tranquilamente.
Enfim a expulsão das ordens religiosas, e as leis para modernizar o território brasileiro, resultaram da seguinte forma:
 A transformação das aldeias indígenas em vilas e lugares, e a promoção da miscigenação física e cultural dos índios fazem parte tanto de uma política de modernização do Estado português e da definição do índio como nação ou etnia especifica. A entrada da incipiente elite fazendeira nas antigas aldeias indígenas, já se sabia que a ideia de promover o desenvolvimento econômico dos índios implicava a sua destruição enquanto povo organizado, transformando-os em meros posseiros em suas próprias terras ou simples artesãos nas novas vilas portuguesas. (Mércio Pereira Gomes, 1991)
O resultado final destas políticas da Coroa foi a transforma de mais de 60 aldeias na Amazônia em vilas, ou a eliminação das aldeias e dos indos. No sul também de forma violenta atitudes portuguesas, deixou na história do Brasil marcado pela crueldade por parte da Coroa com os índios, longos períodos de repressão dos nativos, milhares de mortes, fazem os rios “também rios de sangue”. Só lembrando que foi aqui exposto é referente aos índios, e não aos escravos trazidos da África, aonde os maus tratos foram mais extensos, mais não por isso os índios estavam em situação melhor que dos negros.
Bibliografia:

Gomes, M.P  Os Índios e o Brasil,. Ed. Vozes, 1991

sexta-feira, 18 de abril de 2014

AS QUESTÕES INDÍGENAS NA ATUALIDADE - BREVE RESUMO - A TERRA

Respeitar os povos indígenas significa respeito pela humanidade
“Todo dia era dia de índio. Mas agora eles só têm o dia dezenove de abril”, diz a canção Todo Dia Era Dia de Índio, de Jorge Bem Jor e Tim Maia, ao denunciar a sofreguidão na qual viviam os povos indígenas algumas décadas atrás. A situação dos índios brasileiros melhorou um pouco recentemente, mas os problemas da falta de demarcação de suas terras persistem.
Os conflitos agrários são permanentes com costumeiros assassinatos de índios por capangas de latifundiários que se sentem ameaçados em suas posses ou desejam ampliá-las tomando as Terras Indígenas para si.
O desrespeito aos direitos dos inúmeros povos indígenas é tão grande no país que o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgou em 2013 o Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil com dados intrigantes. O quesito Violência Contra o Patrimônio mostra crescimento de 26% das violações das Terras Indígenas. Em 2011 ocorreram 99 e em 2012, 125. Já no caso de Violência por Omissão do Poder Público os índices são alarmantes com avanço de 72%. Em 2012 tivemos 106.801 vítimas, enquanto em 2011, 61.988 vítimas. 
Em Violência Contra a Pessoa é ainda pior. O aumento foi de 237%, sendo registradas 378 violações em 2011 e 1.276 em 2012. Neste item são consideradas as ameaças de morte, homicídios, tentativas de assassinato, lesões corporais e violência sexual.
Somente em 2012 foram assassinados 60 índios, nove a mais do que em 2011, 37 apenas no Mato Grosso do Sul, onde têm ocorrido os maiores conflitos recentes por posse da terra. O relatório mostra também que o conflito por terra pode continuar porque boa parte das Terras Indígenas permanece sem regulamentação.
Por isso, neste sábado (19) não basta comemorar mais um Dia do Índio. A data sugere profundas reflexões sobre a civilização brasileira e sobre que tipo de país se quer legar para as gerações futuras. Os índios precisam de terras. Os irmãos Villas-Boas estabeleceram contato com muitas tribos nas décadas de 1960 e 1970 e criaram a Reserva do Xingu, para onde foram levados diversos povos indígenas. Atualmente, além das reservas são demarcadas as Terras Indígenas para manter os povos em seus habitat naturais.
A importante data instituída em 1943 por Getúlio Vargas para regulamentar os direitos dos povos indígenas no Brasil. O dia 19 de abril foi escolhido porque nesse dia em 1940 aconteceu o 1º Congresso Indigenista Interamericano no México, onde foi criado o Instituto Indigenista Interamericano para defender os direitos dos índios no continente. O Brasil somente aderiu ao instituto após intervenção do Marechal Rondon, quando a data ficou como o Dia do Índio.
Historiadores garantem que existiam milhões de índios por estas bandas quando Pedro Álvares Cabral aqui aportou com sua esquadra e foi iniciada a colonização do Brasil. Em 1500, estima-se uma população indígena entre 5 milhões e 10 milhões de pessoas. Atualmente, de acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai) essa população beira os 900 mil habitantes, dos quais mais de 500 mil vive no meio rural e o restante na zona urbana. Existem ainda 69 povos não contatados. São 274 diferentes línguas faladas pelos índios brasileiros, 17,5% ainda não falam português.
A Funai informa que existem atualmente 677 Terras Indígenas representando pouco mais de “13% do território nacional, localizadas em todos os biomas, com concentração na Amazônia Legal. Tal concentração é resultado do processo de reconhecimento dessas Terras Indígenas, iniciadas pela Funai, principalmente, durante a década de 1980, no âmbito da política de integração nacional”.
Para a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha os representantes dos ruralistas e das mineradoras querem que os indígenas deixem de ser índios. Para ela, a principal mudança que o texto da Carta Magna acrescentou à questão dos povos indígenas, foi a de respeitá-los como povos.
Todo o problema das Terras Indígenas passa também pela questão da reforma agrária, muito tímida no país com imensas porções de terras agricultáveis e com muita riqueza de fauna, flora e no subsolo das florestas brasileiras. Com isso, muitos interesses gananciosos e capitalistas querem as Terras Indígenas e a banca ruralista no Congresso exorbita contra essas possessões assim como esbravejam contra a reforma agrária para apaziguar o campo brasileiro.
A situação é tamanha que vale lembrar a música de Djavan Cara de Índio, onde o cantor alagoano diz que “nessa terra tudo dá, terra de índio. Nessa terra tudo dá, não para o índio”. E conclui: “Apesar da minha roupa, também sou índio”. Também ouso alterar a bela canção de Jorge Bem Jor e Tim Maia, porque pra a CTB Todo Dia É Dia de Índio. Respeitar os povos indígenas significa respeito pela humanidade e pelo futuro. Integrar esses povos à nação brasileira não pode significar aniquilar suas culturas, seus saberes e suas vidas.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

MULTIDISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE - CONCEITOS SIMPLIFICADOS

A multidisciplinaridade acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas. Se o objeto de estudo for o Cristo Redentor, por exemplo, a Geografia trabalhará a localização; as Ciências tratarão da vegetação local; as Artes mostrarão por quem a escultura foi feita e por que está ali. Mas as abordagens são específicas de cada disciplina e não há interligação. 
Na interdisciplinaridade, duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento. Dessa forma, o professor de Geografia, ao falar da localização do Cristo, poderia utilizar um texto poético, assim como o de Ciências analisaria a história da ocupação da cidade para entender os impactos ambientais no entorno. 
A interdisciplinaridade é o esforço de fazer dialogar diferentes campos disciplinares.  A interdisciplinar contemplada nos PCNs assume como fundamento de integração a prática docente comum voltada para o desenvolvimento de habilidades e competências comuns aos alunos. Promovendo assim, a mobilização da comunidade escolar em torno de objetivos educacionais mais amplos, que estão acima de quaisquer conteúdos disciplinares. Portanto, a interdisciplinaridade na escola deve contemplar as disciplinas criando um conceito de totalidade, onde os alunos possam compreender que o mundo onde estão inseridos é composto de vários fatores, e que a soma de todos formam uma complexidade. Na interdisciplinaridade existe uma cooperação, um diálogo entre as disciplinas
Já na transdisciplinaridade é uma abordagem mais complexa, em que a divisão por disciplinas, hoje implantada nas escolas, deixa de existir. Essa prática somente será viável quando não houver mais a fragmentação do conhecimento. “A transdisciplinaridade não é a busca do domínio de várias disciplinas, mas a abertura de todas àquilo que as atravessa e ultrapassa.” (NICOLESCU,2001,p.160). É, assim a cooperação entre todas as disciplinas, envolvendo uma complexidade maior e eliminando as barreiras entre as disciplinas do currículo escolar. 
Como ensinar relacionando disciplinas:   
Parta de um problema de interesse geral e utilize as disciplinas como ferramentas para compreender detalhes. 
Como um professor especialista, você tem a função de um consultor da turma, tirando dúvidas relativas à sua disciplina. 
Inclua no planejamento ideias e sugestões dos alunos. 
Se você é especialista, não se intimide por entrar em área alheia. 
Pesquise com os estudantes. 
Faça um planejamento que leve em consideração os conceitos podem ser explorados por outras disciplinas. 
Levante a discussão nas reuniões pedagógicas e apresente seu planejamento anual para quem quiser fazer parcerias. 
Recorra ao coordenador. Ele é peça-chave e percebe possibilidades de trabalho. 
Lembre-se de que a interdisciplinaridade não ocorre apenas em grandes projetos. É possível praticá-la entre dois professores ou até mesmo sozinho.
Referências:

NICOLESCU.Basarab. O manifesto da transdiciplinaridade.2. ed.São Paulo: Trion, 2001.

DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES NA ESCOLA: O SIGNIFICADO DO TRABALHO COLETIVO

Nas discussões a respeito de gestão democrática na escola é comum ouvir manifestações de que esta é uma prática quase impossível de adotar, haja vista a hegemonia de posturas autoritárias que ainda encontramos nos processos de gestão educacional no Brasil e pelo reduzido valor que os sujeitos escolares atribuem a essa forma de atuar. Neste texto apresento uma breve discussão a respeito dos significados que o trabalho coletivo democrático assume para professores, estudantes, direção, famílias e funcionários escolares. A construção da gestão democrática na escola é um processo. Ocorre com avanços e recuos, na medida em que pais, estudantes, professores e funcionários têm a oportunidade de opinar e decidir as ações e as relações educacionais e pedagógicas da instituição. O desenvolvimento desse processo pressupõe sua construção no cotidiano escolar, o que não dispensa a necessidade da reflexão permanente a respeito dos obstáculos e das potencialidades que se apresentam na realidade concreta, haja vista que a democracia só se efetiva por ações e relações em que há coerência entre o discurso e a prática. Admitir a democratização das relações internas da escola como mediadora para a democratização educacional significa considerá-la sine qua non, porém não a única. Há que se considerar os determinantes econômicos, sociais, políticos e culturais mais amplos que agem em favor da tendência autoritária enfrentados como manifestação, num espaço restrito. Para que haja a conquista da participação efetiva dos sujeitos sociais na gestão da escola é preciso que haja condições que propiciem essa participação. A participação de professores, alunos, pais e funcionários na organização da escola, na escolha dos conteúdos a serem ensinados, nas formas de administração será tão mais efetivamente democrática, na medida em que esses sujeitos sociais dominem o significado sócio-político de suas especificidades numa perspectiva de totalidade. Assim, é possível afirmar que:
a) para a comunidade, participar da gestão de uma escola significa inteirar-se e opinar sobre assuntos para os quais muitas vezes se encontra despreparada; significa todo um aprendizado político e organizacional (participar de reuniões, emitir opiniões, anotar, acompanhar, cumprir decisões); significa mudar sua visão de direção da escola, passando a não esperar decisões prontas para serem seguidas; significa, enfim, pensar a escola não como um organismo governamental, portanto externo, alheio, e sim como um órgão público que deve ser não apenas fiscalizado e controlado, mas dirigido pelos seus usuários;
b) a direção vê-se colocada diante de tarefas eminentemente políticas, pois assume o papel de dirigente técnico e político. A abertura não acontece para um todo homogêneo e sim para uma população dividida, socialmente estratificada e ideologicamente diferenciada; significa lidar com inúmeras expectativas e projetos políticos diversos;
c) para os alunos, a principal mudança refere-se à sua relação com os professores e com a direção: assumir sua parte de responsabilidade na direção da escola e do processo pedagógico, deixando de esperar soluções acabadas e apenas a punição como saída; compreender que transitar na difícil fronteira entre liberdade e segurança exige um compromisso com o projeto educacional, com princípios e também com uma visão mais global e menos fragmentada da escola;
d) os professores, descobrindo, (re)descobrindo, inventando, formulando e aceitando novas premissas, preparam-se para, dialeticamente, analisar, comparar, estabelecer valores através dos quais avaliam as diferentes metodologias, mantêm-se atentos para apreciá-los em relação às posturas teóricas e em relação à sua prática e contexto, especialmente em situações nas quais a comunidade tem lugar específico para a construção do currículo.
O significado social da prática de cada um é capaz de desenvolver a autonomia e a criatividade na reorganização da escola para melhor propiciar a sua finalidade: a formação humana de homens e mulheres nas suas dimensões pessoal e profissional na perspectiva de contribuir para a democratização da sociedade pela democratização do saber.
Na medida em que consegue a participação de todos os seus setores – educadores, alunos, pais e funcionários – nas decisões a respeito de seus objetivos e de seu funcionamento, a escola cria melhores condições para enfrentar os escalões superiores, no sentido de apropriar-se de autonomia e de recursos. Será muito mais difícil dizer não de modo autoritário quando a manifestação é de um grupo que representa todos os segmentos e que esteja fundamentado pela conscientização que sua própria organização proporciona, reconhecendo a participação coletiva na gestão escolar como uma das vias mais legítimas para a melhoria da qualidade do ensino, da consciência crítica da realidade social para a construção de uma escola verdadeiramente pública.